quarta-feira, 29 de abril de 2009

Radioterapia

Geralmente é um tipo de tratamento complementar a outro, e só raras vezes é utilizado "per si". Consiste na aplicação de Radiações localizadas às áreas afectadas, ao contrário da Quimioterapia e da Hormonoterapia, que influenciam todas as células do organismo.

Esta baseia-se no princípio de que altas doses de radiação podem destruir a habilidade das células para crescer e multiplicar. Tanto as células normais como as malignas são afectadas, tendo as células normais a capacidade de se regenerarem, enquanto que as malignas são permanentemente afectadas, não se regenerando.

É um processo indolor, com poucos efeitos secundários (algum cansaço e um eventual escurecimento transitório da pele irradiada) e pode ser efectuado em ambulatório, portanto sem necessidade de internamento. Pode ser iniciada 3 semanas após a cirurgia.

É aplicada diariamente de 2ª a 6ª Feira, por períodos de tempo que variam consoante o efeito pretendido (em princípio 6 semanas). É habitualmente efectuada uma simulação, por necessidade de marcações e da criação do modelo computorizado que será utilizado nas sessões. Convém não faltar às sessões previamente marcadas uma vez que o êxito do tratamento pode depender da frequência das sessões.

Sem comentários:

Enviar um comentário