segunda-feira, 27 de abril de 2009

Mamografia

"Uma imagem vale mais que mil palavras, a mamografia pode salvar vidas"


O que é a Mamografia ?


A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. Este exame é fulcral para a prevenção e diagnóstico do cancro da mama. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas antes que o paciente ou médico possam notar nelas ou apalpá-las. De acordo com o FDA, órgão americano d
e vigilância sanitária, a mamografia pode detectar um Cancro da Mama até dois anos antes de ele ser palpável. A mamografia é, ainda, o método mais eficaz de diagnóstico do Cancro da Mama.

Que providencias devem ser tomadas para o exame?

Esteja seguro que suas axilas e tórax estejam limpos. Não use qualquer desodorizante ou perfumes no dia do exame. Estes produtos podem dificultar a interpretação do exame.

O que acontece durante o procedimento?

A mamografia é feita no consultório médico ou numa clínica radiográfica. Será solicitado que retire sua camisa e sutiã (no caso de ser mulher). O técnico usará uma máquina grande para realizar as radiografias de cada mama. O procedimento geralmente leva só alguns minutos e normalmente não é doloroso. Porém, sentirá um pouco de pressão quando as mamas forem apertadas entre os dois pratos para as radiografias, podendo doer um pouco. Cada posição para fazer a radiografia requer alguns segundos.





Sem comentários:

Enviar um comentário