quarta-feira, 13 de maio de 2009

Reconstrução da mama

Algumas mulheres com cancro da mama, que fazem uma mastectomia, decidem fazer a reconstrução da mama, durante a cirurgia ou mais tarde; outras preferem usar uma prótese. Outras, ainda, decidem não fazer nada. Qualquer das opções tem vantagens e desvantagens e, essencialmente, o que está bem para uma, pode não estar para outra. Cada pessoa tem várias opções. Se considerar fazer a reconstrução da mama, deve falar com um cirurgião plástico, antes da mastectomia, mesmo que a reconstrução seja feita mais tarde.

Na reconstrução da mama, podem ser usados vários procedimentos. Algumas pessoas escolhem fazer implantes, salinos ou de silicone.

A reconstrução da mama também pode ser feita com tecido retirado de outra parte do corpo: pele, músculo e gordura podem ser transferidos para o peito, a partir da barriga, costas e nádegas. O cirurgião plástico usa estes tecidos para criar, ou seja, para construir a forma da mama.

O tipo de reconstrução mamária mais indicado para cada mulher depende da idade, do tipo de corpo e do tipo de cirurgia que fez. O cirurgião plástico deverá explicar os riscos e benefícios de cada tipo de reconstrução.

2 comentários:

  1. Eu me chamo Ana tenho 62 anos e tive um câncer de mama,foi feito uma mastectomia c/ esvaziamento axilar, e fiz 06 seções de químio e 25 de rádioterapia. Na epóca que fiz a círurgia eu não quiz colocar prótese porque tive mêdo de não me sentir segura na eficácia do tratamento, agora tenho mêdo de não ser bem sucedida na círurgia plástia de colocação de de ´prótese sinto ainda repuxar muito, gostaria de saber as chanses que tenho de sucesso neste processo círurgico? E quanto tempo depois posso fazer essa círurgia? Minha médica disse que eu só poderia operar um ano após o término do tratamento.Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, lamentamos mas não temos conhecimento suficiente para responder à sua dúvida, aconselhamos por isso que se dirija o mais rápido possível ao seu médico informar-se e por sua vez tirar todas as dúvidas.
    Pode igualmente dirigir-se a um segundo médico de forma a obter mais pontos de vista sobre o assunto.

    ResponderEliminar