quarta-feira, 29 de abril de 2009

Recolha do material reciclável

Em baixo encontra-se um vídeo da recolha do material reciclável, efectuada no dia 6 de Abril, pela Resitejo:


Radioterapia

Geralmente é um tipo de tratamento complementar a outro, e só raras vezes é utilizado "per si". Consiste na aplicação de Radiações localizadas às áreas afectadas, ao contrário da Quimioterapia e da Hormonoterapia, que influenciam todas as células do organismo.

Esta baseia-se no princípio de que altas doses de radiação podem destruir a habilidade das células para crescer e multiplicar. Tanto as células normais como as malignas são afectadas, tendo as células normais a capacidade de se regenerarem, enquanto que as malignas são permanentemente afectadas, não se regenerando.

É um processo indolor, com poucos efeitos secundários (algum cansaço e um eventual escurecimento transitório da pele irradiada) e pode ser efectuado em ambulatório, portanto sem necessidade de internamento. Pode ser iniciada 3 semanas após a cirurgia.

É aplicada diariamente de 2ª a 6ª Feira, por períodos de tempo que variam consoante o efeito pretendido (em princípio 6 semanas). É habitualmente efectuada uma simulação, por necessidade de marcações e da criação do modelo computorizado que será utilizado nas sessões. Convém não faltar às sessões previamente marcadas uma vez que o êxito do tratamento pode depender da frequência das sessões.

Quimioterapia

Esta é uma forma de tratamento sistémico, afectando todo o organismo e não somente uma zona restrita. A ideia-base é destruir células que eventualmente já tenham atingido a circulação sanguínea e passado para orgãos-alvo como o fígado, pulmões ou ossos. Regra geral, o tratamento deve ser mais agressivo em mulheres mais jovens.

A Quimioterapia actua por inibição da multiplicação das células tumorais ou por inibição dos mecanismos de reparação dessas células. É habitualmente administrada por via endovenosa em ciclos intervalados entre si de 3 a 4 semanas, num total de 4 a 8 ciclos consoante as drogas utilizadas e a resposta obtida.

Pode ser utilizada como tratamento inicial, geralmente em casos de doença mais avançada ou em casos em que se quer reduzir as dimensões do tumor para se poder efectuar uma cirurgia conservadora da mama. Na grande maioria dos casos é utilizada como tratamento complementar a procedimentos cirúrgicos, de acordo com diversos factores indicadores da sua necessidade.

O futuro tratamento do cancro da mama passará, pois, cada vez mais pelo uso de drogas, que serão progressivamente menos tóxicas e com menos efeitos secundários, substituindo progressivamente a cirurgia neste campo.


Efeitos Secundários:

- Náuseas

- Vómitos

- Queda de cabelo

- Diminuição da defesa do organismo

Tipos de tratamentos

Existem vários tipos de tratamento para o Cancro da Mama, sendo os principais:

- Quimioterapia
- Radioterapia
- Hormonoterapia
- Cirurgia


Biópsia

cancro_da_mama_biopsia.jpg

Para acelerar e simplificar o processo de elaboração do diagnóstico, desenvolveu-se o método da biopsia com agulha (apresentada acima). Segundo esta técnica, recolhe-se uma amostra de tecido, ou algumas células e fluido, por meio de uma agulha inserida na área a estudar, como o caso de um caroço no seio. A biopsia com agulha é rápida e quase indolor.

Por vezes, obtém-se uma quantidade insuficiente de tecido ou tecido com valor questionável para diagnóstico, tomando-se mais tarde necessária uma biopsia por excisão.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Mamografia

"Uma imagem vale mais que mil palavras, a mamografia pode salvar vidas"


O que é a Mamografia ?


A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. Este exame é fulcral para a prevenção e diagnóstico do cancro da mama. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas antes que o paciente ou médico possam notar nelas ou apalpá-las. De acordo com o FDA, órgão americano d
e vigilância sanitária, a mamografia pode detectar um Cancro da Mama até dois anos antes de ele ser palpável. A mamografia é, ainda, o método mais eficaz de diagnóstico do Cancro da Mama.

Que providencias devem ser tomadas para o exame?

Esteja seguro que suas axilas e tórax estejam limpos. Não use qualquer desodorizante ou perfumes no dia do exame. Estes produtos podem dificultar a interpretação do exame.

O que acontece durante o procedimento?

A mamografia é feita no consultório médico ou numa clínica radiográfica. Será solicitado que retire sua camisa e sutiã (no caso de ser mulher). O técnico usará uma máquina grande para realizar as radiografias de cada mama. O procedimento geralmente leva só alguns minutos e normalmente não é doloroso. Porém, sentirá um pouco de pressão quando as mamas forem apertadas entre os dois pratos para as radiografias, podendo doer um pouco. Cada posição para fazer a radiografia requer alguns segundos.





Métodos de diagnóstico

Os vários métodos de diagnóstico do Cancro da Mama:
  • Auto-exame
  • Mamografia
  • Exame Médico
  • Biópsia

Sintomas

Abaixo apresentamos os principais sintomas do Cancro da Mama:
  • Qualquer alteração na mama ou no mamilo, quer no aspecto quer na palpação;
  • Qualquer nódulo ou espessamento na mama, perto da mama ou na zona da axila;
  • Sensibilidade no mamilo;
  • Alteração do tamanho ou forma da mama;
  • Retracção do mamilo (mamilo virado para dentro da mama);
  • Pele da mama, aréola ou mamilo com aspecto escamoso, vermelho ou inchado; pode apresentar saliências ou reentrâncias, de modo a parecer "casca de laranja".
  • Secreção ou perda de líquido pelo mamilo.

Apesar dos estadios iniciais do cancro não causarem dor, se sentir dor na mama ou qualquer outro sintoma que não desapareça, deve consultar o médico. Na maioria das vezes, estes sintomas não estão associados a cancro, mas é importante ser vista pelo médico, para que qualquer problema possa ser diagnosticado e tratado atempadamente.


Cancro da Mama no Homem

Pensa-se que o cancro da mama é um problema das mulheres, mas cerca de 1% dos cancros da mama ocorrem nos homens.
Todos os anos, cerca de 300 homens são diagnosticados com cancro da mama. Os homens têm uma pequena quantidade de tecido atrás do mamilo e, embora não seja tão volumoso como o das mulheres, o cancro pode desenvolver-se nesta área. O cancro da mama masculina é mais comum em homens com mais de 60 anos. Poucos homens se apercebem dele e muitas vezes é diagnosticado mais tarde do que em mulheres.

TMN e Samsung apoiam Associação Laço contra cancro da Mama

A TMN e Samsung estão a apoiar a Associação Laço com uma campanha a favor da luta contra o cancro da mama. Estão a ser comercializados três modelos de telemóvel que revertem 5 euros em cada venda para a causa.

Os modelos Samsung J800, Samsung M610 e Samsung F480 estarão disponíveis em versão cor-de-rosa (em alusão à causa) até 3 de Maio, segundo o noticiado em comunicado.O Samsung J800, que custa 119,90 euros, traz acesso à Internet 3G, câmara fotográfica de 2Mpx com zoom, leitor de MP3 e rádio com RDS.O Samsung M610, disponível por 64,90 euros, apresenta câmara fotográfica e de vídeo, leitor de MP3, Rádio FM e bluetooth.Ambos os modelos podem ser adquiridos nas lojas TMN e PT, bem como na loja virtual da TMN, patente no site da operadora.Por fim, o Samsung F480 rosa (cor exclusiva dos pontos de venda The Phone House) pode ser adquirido por 264,90 euros, e inclui acesso à Internet 3,5G, câmara fotográfica de 5Mpx com flash e ecrã táctil de 2,8 polegadas, com bolsa em pele gratuita.


Governo autoriza selecção genética de embriões(Espanha)

O Governo espanhol autorizou, pela primeira vez, o uso de técnicas de selecção genética de embriões para evitar cancro, no caso de dois casais com antecedentes de cancro de mama e de tiróide. Estes são os casos mais destacados das 10 autorizações dadas pelo Ministério da Saúde entre 19 pedidos de recurso ao “Diagnóstico Genético Pré-implantacional” (DGP), apresentados pelo Executivo.
As duas autorizações mais destacadas são relevantes por serem os primeiros em que a Comissão Nacional de Reprodução Humana Assistida estuda a possibilidade de aplicar uma selecção de genes de embriões em casos concretos de cancros hereditários graves, de desenvolvimento precoce e, na maioria dos casos, sem tratamento.

José Martínez Olmos, secretário-geral de Saúde espanhol, afirma tratarem-se de decisões “históricas” que possam evitar casos de cancro em Espanha.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Rastreio no Algarve

Mais de 12 mil mulheres algarvias dos 50 aos 67 anos aderiram à segunda volta ao rastreio do Cancro da Mama na região, tendo-se registado um acréscimo da adesão em relação à primeira volta.
A primeira volta decorreu entre Setembro de 2005 e Janeiro de 2008 e agora, numa segunda ronda, as sessões de rastreio do cancro da mama iniciaram-se em Fevereiro de 2008 e já percorreu oito dos 16 concelhos algarvios.
Em Portugal mais de 4.000 mulheres são afectadas todos os anos pelo cancro da mama.
O rastreio (uma mamografia e radiografia da mama) permite diagnosticar precocemente a doença, aumentando assim as probabilidades da cura.

Actualmente, o Rastreio do Cancro da Mama está a decorrer na Unidade Móvel junto ao Centro de Saúde de Silves, até ao dia 29 de Abril.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Cancro da mama sobe ao palco em Rio Maior

Sete mulheres, vítimas de cancro na mama, levam à cena a sua luta na peça “Rosa Esperança”, encenada e idealizada pelo grupo riomaiorense “Quem não tem Cão” - Oficina de Artistas, cujo encenador é Rui Germano. A peça vai subir ao palco nos próximos dias 4, 5, 11, 12, 18 e 19 de Abril. Aos sábados a peça decorre a partir das 21h30 e aos domingos, a partir das 17h. “Este é um espectáculo forte e sem complexos, que pretende chamar a atenção para uma dura realidade que mata 4 mulheres por dia em Portugal: o cancro da mama”, referem os organizadores do espectáculo. “A partir dos relatos de cada mulher, vamos ficcionar uma história, que no final não será a história concreta de nenhuma delas, mas uma em que todas as mulheres se revejam”, referiu Rui Germano em entrevista ao nosso jornal.


Fonte: O Ribatejo