terça-feira, 31 de março de 2009

Pesagem

No passado dia 27 de Março, sexta-feira, pesámos todo o material reciclável angariado ao longo destes 3 meses.
Iniciámos este processo às 13 horas e terminámos por volta das 18.00.
De facto, este foi um processo bastante complicado e cansativo, mas felizmente tivemos a colaboração de alguns elementos fora do no nosso grupo.
Desde já queremos agradecer a todos os que nos ajudaram, que facilitaram de forma significativa
o avanço do nosso trabalho.
Angariámos no total 623,4 kg de material reciclável. Embora não estivesse nas nossas mãos, ficamos bastantes desapontados pelo facto de não termos conseguido alcançar 1 tonelada, como tínhamos expectivado no início do ano.
Todavia, não deixamos de estar satisfeitos por termos angariado mais de meia tonelada.
A todos os elementos envolventes nesta processo de recolha de material reciclável,nomeadamente a nossa escola e a Escola Básica 2, 3 Alexandre Herculano, o nosso obrigada.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Auto-exame


A melhor altura para realizar o auto-exame da mama é aproximadamente uma semana depois da menstruação (no fim do período menstrual). Se não tem uma menstruação regular, deverá realizar, preferencialmente, o auto-exame sempre no mesmo dia de cada mês.

Para realizar o auto-exame de forma correcta, deverá colocar-se de pé, em frente a um espelho, com os braços caídos ao longo do corpo. É importante estar relaxada e certificar-se de que pode fazer o auto-exame calmamente, sem interrupções.

  1. Compare as duas mamas, tendo em atenção a forma e o tamanho. Não é invulgar que uma mama seja maior do que a outra. Verifique se as mamas apresentam nódulos ou saliências; observe se houve alguma mudança no tamanho ou aspecto das mamas (como sejam a formação de rugas ou pregas, depressões ou descamação da pele). Verifique se os mamilos estão normais (ou, pelo contrário, se estão retraídos ou escondidos). No mamilo, tente detectar a possível presença de nódulos, o aparecimento de algum tipo de secreção ou perda de líquido. Observe as mesmas características mas, agora, com os braços em diferentes posições.

  2. Levante o braço esquerdo. Examine a mama esquerda com a mão direita, pressionando com a ponta dos dedos. Palpe a mama esquerda, de forma minuciosa e calma. Comece pela extremidade exterior, realizando movimentos circulares. Palpe toda a mama. Examine, também, a área próxima da axila, passando pela clavícula, bem como a zona abaixo da mama.

  3. Pressione, suavemente, o mamilo e verifique se existe algum tipo de secreção ou perda de líquido.

  4. Repita os passos 2 e 3 mas, agora, na mama direita.

  5. Repita os passos 2 e 3 nas duas mamas, deitada. Deve deitar-se de costas, com o braço sobre a cabeça e colocando uma almofada (ou uma toalha dobrada) sob o ombro do lado da mama que vai examinar.

Esta posição é favorável a um bom exame da mama.

É importante lembrar e reafirmar que o auto-exame da mama não substitui a mamografia regular de rastreio nem os restantes exames clínicos da mama. Ainda que o auto-exame da mama possa levar à realização de mais biópsias, os estudos até agora realizados não demonstraram que haja redução do número de mortes, causadas por cancro da mama.