quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A irresponsabilidade dos professores 2



Importa salientar que retirámos PAPEL de um EMBALÃO.

A irresponsabilidade dos professores


Na visita à Escola EB 2,3 Alexandre Herculano desta semana, chegámos à conclusão, mais uma vez, que muitas pessoas não sabem reciclar. Importa mencionar que durante a recolha do material reciclável na sala dos professores encontrámos uma grande quantidade de lixo e material reciclável no ecoponto errado, como poderão verificar pelo video que mostraremos no próximo post.



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Infelizmente, durante a recolha do material reciclável desta semana, verificámos que existe um défice de conhecimento, ou simplesmente alguma falta de civismo por parte de alunos e professores.
De facto, deparámo-nos com uma quantidade bastante significativa de lixo entre os materiais recicláveis.
Situações como estas, mostram um enorme desrespeito pelo nosso trabalho, bem como pelo processo de reciclagem em si.

Desta forma, esperamos sin
ceramente que estas situações deixem de ocorrer num futuro próximo, para bem do ambiente e pela nossa causa.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Cancro da mama e a maternidade

Folheto informativo

Folheto
Para ver o folheto em melhor qualidade escolham a opção fullscreen.
Mais informacões em :www.jovemcomcancrodamama.com

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Novo teste indica possibilidade de cura do cancro da mama

Cientistas canadianos desenvolveram um teste capaz de prever com 80% de certeza as possibilidades de recuperação de uma paciente de cancro da mama.

A nova tecnologia analisa também o tumor e permite definir o tratamento mais apropriado para cada paciente.

O teste, baptizado DyNeMo, desenvolvido por especialistas do hospital do Monte Sinai em Toronto (Canadá), deve ajudar os médicos a tomarem decisões mais certeiras sobre os seus pacientes.

«Com esta tecnologia esperamos poder proporcionar uma análise individualizada às pacientes e aos seus oncologistas para que possam escolher o tratamento mais apropriado», sublinhou o médico Jeff Wrana, da equipa desse hospital canadiano, à revista Nature Biotechnology.

A análise de mais de 350 pacientes realizada pelo Monte Sinai juntamente com o Instituto de Pesquisas sobre o Cancro de Londres, revelou que as doentes que sobrevivem a esse tipo de cancro têm uma organização diferente da rede de proteínas nas células do tumor.

Os médicos esperam que o método desenvolvido no Canadá também possa ser utilizado para analisar outros tipos de cancro.

O cancro da mama, o mais comum entre as mulheres, pode atacar também os homens embora entre estes seja 100 vezes menos provável.

Fonte:Diário Digital

Campanha "Jovens com cancro da mama" arranca hoje

"Jovens com cancro da mama" é o lema de uma campanha de sensibilização lançada hoje pelo Movimento Vencer e Viver para apoiar as jovens que sofrem desta doença, que, todos os anos, é detectada em 4.500 mulheres.
"O cancro da mama afecta muitas mulheres portuguesas e, cada vez mais, começa a ser detectado mais cedo e em mulheres mais jovens", disse à Lusa Conceição Matos, coordenadora da Região Sul do Movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Lançada na véspera do Dia Mundial Contra o Cancro, a campanha tem como objectivo "sensibilizar, informar, apoiar e esclarecer as dúvidas de mulheres jovens que se encontram doentes com cancro da mama e que enfrentam problemas, na sua vida quotidiana, específicos da sua idade", refere o movimento em comunicado.
Sobrevivente de um cancro da mama descoberto em 1994, quando tinha 44 anos, Conceição Matos salientou à Lusa a importância desta campanha no sentido de dizer "a estas mulheres mais jovens que não estão sozinhas". "Queremos ajudar estas jovens afectadas pelo cancro da mama a ultrapassar a nível emocional este período tão difícil das suas vidas, permitindo-lhes o encontro com outras jovens na mesma situação e dar-lhes informação sobretudo prática", sublinhou. Para isso, o Movimento Vencer e Viver (MVV) criou um site – www.jovemcomcancrodamama.com – no qual estão compilados testemunhos das voluntárias, bem como vários contactos públicos que poderão ser utilizados para esclarecimentos de informação e para a procura de apoio emocional. "Com esta campanha iremos auxiliar mulheres que numa fase precoce da sua vida se deparam com a problemática do cancro da mama", assegurando-lhes que "não estão sozinhas e que têm no Movimento Vencer e Viver um apoio para ajudá-las a lidar com os seus sentimentos e com a doença", salientou Conceição Matos.
A coordenadora do MVV salientou que as mulheres portuguesas estão a receber a mensagem, passada tantas vezes, de que "é importante conhecer o corpo, fazer o auto-exame, o rastreio, a mamografia a partir dos 40 ou, quando o médico aconselhar, e ir ao médico uma vez por ano". "A mensagem começa a entrar na cabeça das mulheres e começa a notar-se um maior conhecimento e menos medo. Por isso é que os casos também se detectam cada vez mais cedo", sustentou. A campanha irá divulgar a informação a nível nacional, através de cartazes, "flyers" e pequenas brochuras que serão distribuídos em hospitais e centros de saúde, pelos diferentes núcleos da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Movimento Vencer e Viver.
Está também em preparação a divulgação da campanha, em todas as farmácias, através da colaboração com a Plataforma Saúde em Diálogo. "Tendo em conta a vida diária de uma mulher mais jovem, todos os materiais oferecem a oportunidade de estas mulheres se informarem quanto à atitude a adoptar aquando de um cancro da mama", refere o Movimento Vencer e Viver, que conta com a participação de cerca de 240 voluntárias, que divulgam informação e dão apoio emocional às mulheres que sofrem de cancro da mama e seus familiares e amigos.



Fonte: Publico.pt